Governo beneficia 326 trabalhadores de Areia Branca com o pagamento do "Mão Amiga Cana"

20.Jun.2018 , atualizado em 20.Jun.2018

Visita do governador foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20. Ao todo, serão investidos mais de R$ 247 mil no município.

O prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino ao lado do Governador do Estado, Belivaldo Chagas (Fotos: Marcos Polim)

Na manhã desta quarta-feira, 20, o prefeito Alan de Agripino prestigiou a visita do Governador do Estado, Belivaldo Chagas a Areia Branca para iniciar o pagamento do 'Mão Amiga Cana'. O Programa Mão Amiga é custeado com recursos do Governo do Estado, através do Fundo de Combate à Pobreza (Funcep) e consiste no pagamento de R$ 760,00 divididos em quatro parcelas durante o período da entressafra de cada cultura agrícola. A iniciativa beneficiará no município 326 trabalhadores que receberão cartões e senhas, por meio dos quais poderão sacar a primeira parcela, no valor de R$ 190,00. Ao final desta edição, serão investidos R$ 247 mil investidos pelo Governo do Estado na cidade.

Prefeito Alan de Agripino durante seu pronunciamento

“A gente sabe que o pessoal da cana de açúcar não trabalha o ano todo, eles trabalham seis, sete meses no ano, e essa Mão Amiga vem a ajudar não só ajudar aos trabalhadores de Areia Branca, como também todos que trabalham nessa cultura de cana. A renda por sua vez ela vem a movimentar a economia da cidade, então todos saem ganhando”, destacou o prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino.

O Governador do Estado, Belivaldo Chagas

O Governador do Estado, Belivaldo Chagas disse que “essa é uma parceria importante que a gente faz com o município. É um momento de dificuldade desse período da entressafra da cana e que o Governo tem esse programa exatamente para ajudar. É uma parcela que vem para ajudar a população, aquecendo a economia do município. O cidadão tem a garantia que vai receber o dinheiro, compra no mercadinho, sabe que vai poder pagar”, disse Belivaldo.

O secretário estadual da Inclusão Social, José Carlos Felizola

Oprograma contempla famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal para benefícios em programas sociais. As parcelas são pagas como complementação de renda durante a entressafra. Na cultura da cana de açúcar, a entressafra ocorre nos meses de maio, junho, julho e agosto; na laranja, a entressafra é em novembro, dezembro janeiro e fevereiro. “Esse é um programa que trabalha justamente na entressafra, ou seja, quando esses trabalhadores estão desempregados ou fora das suas atividades, a gente leva uma renda, uma ajuda extra para beneficiar essas famílias”, destacou o secretário estadual da Inclusão Social, José Carlos Felizola.

A beneficiária do programa, Cristiane da Cruz

A dona de casa Cristiane da Cruz diz que a ajuda chegou em boa hora. “Estou muito feliz, porque estou desempregada e esse dinheiro vai ajudar a me manter, pagar as contas”, conta.

O beneficiário do programa,  José Bispo dos Santos

O desempregado José Bispo dos Santos diz que “fiquei feliz, veio numa hora boa, estou desempregado com aluguel para pagar. O dinheiro vai dar para ajudar minha mãe e mais seis pessoas que moram com a gente”, relata.

Participaram da solenidade o ex-prefeito Agripino; secretários municipais e vereadores da cidade.

Por Leonardo Dias / ASCOM Prefeitura de Areia Branca

20.Jun.2018 , atualizado em 20.Jun.2018