ir conteudo

Prefeitura Municipal de Areia Branca

E-SIC

e-sic

Notas Explicativas

Se a informação estiver disponível, ela será ser entregue imediatamente ao solicitante no prazo de até 24h úteis.  

Caso não seja possível conceder o acesso imediato, o órgão ou entidade tem até 20 (vinte) dias para atender ao pedido. O prazo pode ser prorrogado por mais 10 (dez) dias, mediante justificativa encaminhada ao requerente antes do término do prazo inicial de vinte dias (art. 11 da LAI; art. 15 e 16 do Decreto 7.724/2012). 

A contagem dos prazos, prevista em dias pela Lei nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação – LAI) e pelo seu decreto regulamentador (Decreto º 7.724/2012), segue as regras da Lei de Processo Administrativo (Lei nº 9.784/1999):

“Art. 66. Os prazos começam a correr a partir da data da cientificação oficial, excluindo-se da contagem o dia do começo e incluindo-se o do vencimento.

        § 1º Considera-se prorrogado o prazo até o primeiro dia útil seguinte se o vencimento cair em dia em que não houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal.

        § 2º Os prazos expressos em dias contam-se de modo contínuo.”

Atenção 

Pedidos realizados após as 19h: 

Devido ao horário de funcionamento dos protocolos, os pedidos, recursos e reclamações realizados entre 19h e 23h59 serão considerados como se tivessem sido realizados no dia útil seguinte e a contagem só terá início a partir do primeiro dia útil posterior. 

Exemplo: um pedido registrado às 20h de 16/05 será registrado como um pedido de 17/05. 

Portanto, a contagem do prazo para resposta começará em 18/05, caso este seja um dia útil. 

 Prazo final coincidindo com final de semana ou feriado: 

Quando o prazo final para responder a solicitação coincidir com final de semana, feriado nacional previsto em portaria ou dia de expediente reduzido, ele será postergado para o próximo dia útil. 

Por isso, o prazo para envio da resposta pode não ser exatamente o de 20 dias ou, caso haja prorrogação, de 30 dias corridos. 

Cabe ressaltar que as regras apresentadas acima se aplicam a todas as contagens de prazo do sistema, seja o prazo para uma ação do órgão/entidade demandado (responder pedido, responder recursos, etc), seja para uma ação do solicitante (registrar reclamação, interpor recursos, etc). 

Tendo em vista as peculiaridades da contagem do prazo, informamos estes são disponibilizados pelo próprio Sistema de forma automática, facilitando o acompanhamento por parte do órgão/entidade e do requerente.


e-sic presencial

Servidor: Leticia Varjao (Controle Interno)

Prefeitura Municipal de Areia Branca - Rua Joviniano Freire de Oliveira, 17 Centro

79 3288-1502,(79)9.9828-4631 (Provisório)

Horário de Atendimento SEG à SEX: 8:00h às 12:00h


Prefeitura Municipal de Areia Branca utiliza cookies para auxiliar na sua navegação. Para maiores informações, acesse a nossa política de privacidade.
Exportar dados da página

Mapa do Site

Ampliar Fonte Reduzir Fonte Acessibilidade Contraste Mapa do Site Voltar ao Topo