Prefeitura realiza Dia “D” da campanha de vacinação antirrábica em Areia Branca

Objetivo da ação é imunizar cerca de três mil cães e gatos do município contra a raiva.

20/11/2017 09:39 - atualizado em 20/11/2017 10:59

A Prefeitura Municipal de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde realizou da última quinta-feira, 16, ao sábado, 18, o Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica. Segundo a secretaria, o objetivo da ação é imunizar cerca de três mil cães e gatos do município contra a raiva. Até o momento já foram vacinados 2.234 animais.

A campanha foi iniciada na quinta-feira, 16, nas localidades de Terra Preta, Rio das Pedras, Junco (Central e entrada), Cajueiro, Chico Gomes, Areias. Na sexta-feira, 17, foi a vez dos Povoados Guidinha, Manilha de Cima, Manilha de Baixo, Colônia São Paulo, Pedrinhas. Já no sábado, 18, do Estádio de Futebol, Escola M José Romão, Forródromo, Praça Juviniano Freire, Praça da Paz e Rua Olhos D' água.

A campanha se estenderá durante todo o mês de novembro e início de dezembro na Secretaria Municipal de Saúde.

Doença

A raiva é transmitida do animal para o homem e apresenta uma taxa alta de mortalidade, chegando ao alcançar quase 100% entre os animais. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, raposas e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Os principais sintomas são o aparecimento repentino de uma agressividade no animal, salivação excessiva e paralisia.

Por Leonardo Dias