Escola do pov. Rio das Pedras promoveu palestra sobre alimentação saudável

No dia de hoje(02), foi realizado na Escola Municipal José Lino dos santos, povoado Rio das Pedras, uma palestra sobre alimentação saudável para os pais e responsáveis pelos alunos. A palestra “COMO PROMOVER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA DO SEU FILHO DENTRO E FORA DO ÂMBITO FAMILIAR”, faz parte do projeto “MÃES EM AÇÃO”, realizado pela escola.  A nutricionista do SEMAE (Setor Municipal de Alimentação Escolar), Dr Ully Góis CRN-5 9694, mostrou exemplos de alimentos que fazem bem a saúde, e alimentos que fazem mal. Os participantes da palestra aproveitaram a oportunidade para tirar algumas dúvidas sobre uma alimentação saudável.

Dicas para Alimentação Saudável

·         Consuma pelo menos 5 porções de arroz e feijão durante a semana;

·         Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível;

·         Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas, limitando o consumo para apenas uma porção por dia;

·         Evite ao máximo o consumo de refrigerantes e sucos industrializados;

·         Faça alimentos com menos sal;

·         Beba 2 litros de água diariamente;

·         Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas;

·         Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;

·         Não consuma líquidos durante as refeições;

·         Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente

Entenda o método da pirâmide alimentar:
Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. De acordo com o programa, na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior ficam na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade ficam acima, no topo.

Na base encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.

No terceiro nível da pirâmide, estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes, leguminosas, leite e seus derivados. O topo estão os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar a problemas de saúde, como doces, açúcares, óleos e gorduras.

Por, MARCOS POLIM

OUTRAS FOTOS