Parque Nacional da Serra de Itabaiana

Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o local resguarda a Mata Atlântica e Caatinga


O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação situada no município de Areia Branca. Abrange uma área de 7.998,99 hectáres, destas apenas 3,5% são regularizadas. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque resguarda a Mata Atlântica e Caatinga. Além disso, abriga 16 espécies de répteis, 24 anfíbios, 62 mamíferos e 123 aves.

A visitação ao parque é de responsabilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), que recebe não só a comunidade local, mas turistas do mundo todo, estudantes e pesquisadores que exploram o local por meio de 12 trilhas com espaços que se dividem em cachoeiras, poços, riachos e penhascos, conhecidos como Poço das Moças, Gruta da Serra, Via Sacra, Caldeirão e Parque dos Falcões. Além destes, está também o mais conhecido: o alto da Serra, que chega aos seus 659 metros de altitude, sendo considerado o segundo ponto mais alto do estado de Sergipe.