Prefeitura de Areia Branca realiza gratuitamente mais de 280 exames de mamografia

Ação foi realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e o Hospital do Câncer de Barretos

Um sucesso. As ações da Carreta do Hospital do Câncer de Barretos mobilizaram centenas de moradores de Areia Branca, que durante a última semana, compareceram à Clínica de Saúde da Família Dr. Christianno Oliveira de Almeida, na sede da cidade, local onde a carreta foi estacionada. O evento é uma realização da Prefeitura de Areia Branca, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hospital do Câncer de Barretos. Mais de 280 exames de mamografia gratuitos foram realizados com mulheres que realizaram o cadastramento antecipado.

(Cerca de 280 exames de mamografia foram realizados em parceria com a Carreta do Hospital do Câncer de Barretos - Fotos: ASCOM Prefeitura de Areia Branca)

Além do exame de mamografia feito em mulheres de 40 a 69 anos, várias ações da saúde foram desenvolvidas em prol das mulheres do município, como palestras relacionadas a prevenção de doenças, além da realização de outros exames. “Foram cinco dias dedicados a promoção da saúde das mulheres de Areia Branca. Tudo isso de forma gratuita, garantindo o acesso a informação que ajuda a prevenir doenças. Estamos fazendo a nossa parte. Saúde de qualidade é um direito de todos”, destaca o prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino.

(A dona de casa, Marlucia Santos, 51 anos)

A dona de casa, Marlucia Santos, 51 anos, não perdeu tempo e fez o exame de mamografia. “Já fiz várias vezes o exame, é importante por isso faço todo ano. Minha sogra teve, perdeu a mama por completo, ainda hoje se cuida, por isso tenho um motivo a mais para me cuidar. O prefeito Alan está de parabéns pela iniciativa”, disse a dona de casa, Marlucia.

(A aposentada, Leovânia Santos, 45 anos)

Para a aposentada, Leovânia Santos, 45 anos, a prevenção é o melhor remédio para evitar doenças. “A prevenção é muito importante e temos que fazer todos os anos. Agora tive a oportunidade de fazer gratuitamente, então é uma boa. Gostei muito da iniciativa da prefeitura”, conta a aposentada Leovânia.

(Ações de exame de mamografia foram realizadas em Areia Branca no período de 9 a 13 de abril)

“Contamos com um dos aparelhos mais modernos de mamografia. O exame é feito de forma rápida, dura cerca de 10 minutos. Realizamos o procedimento que vai para a central de exames e recebemos de imediato um laudo médico que é passado para a paciente. Caso constatado o câncer de mama, damos todo o acompanhamento e suporte necessário a paciente”, disse a Técnica de radiologia, Michele Santos.

Câncer de mama

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, é também o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. A mamografia é essencial para diagnosticar o câncer de mama, uma das doenças que mais acomete as mulheres atualmente.

Hospital de Câncer de Barretos

O Hospital de Câncer de Barretos é uma instituição de saúde filantrópica especializada no tratamento e prevenção de câncer com sede em Barretos, São Paulo. O hospital é referência no tratamento e prevenção de câncer no país. Atualmente, a unidade conta com seis unidades móveis que realizam o rastreamento do câncer de mama, colo de útero, próstata e câncer de pele através de exames preventivos na população.

Por Leonardo Dias / ASCOM Prefeitura de Areia Branca