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Agência de Notícias

Escola do pov. Rio das Pedras promoveu palestra sobre alimentação saudável

02/05/2017 20:40


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No dia de hoje(02), foi realizado na Escola Municipal José Lino dos santos, povoado Rio das Pedras, uma palestra sobre alimentação saudável para os pais e responsáveis pelos alunos. A palestra “COMO PROMOVER A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA DO SEU FILHO DENTRO E FORA DO ÂMBITO FAMILIAR”, faz parte do projeto “MÃES EM AÇÃO”, realizado pela escola.  A nutricionista do SEMAE (Setor Municipal de Alimentação Escolar), Dr Ully Góis CRN-5 9694, mostrou exemplos de alimentos que fazem bem a saúde, e alimentos que fazem mal. Os participantes da palestra aproveitaram a oportunidade para tirar algumas dúvidas sobre uma alimentação saudável.

Dicas para Alimentação Saudável

·         Consuma pelo menos 5 porções de arroz e feijão durante a semana;

·         Não consuma a gordura das carnes e as prepare da forma mais saudável possível;

·         Evite o consumo de óleos vegetais e manteigas, limitando o consumo para apenas uma porção por dia;

·         Evite ao máximo o consumo de refrigerantes e sucos industrializados;

·         Faça alimentos com menos sal;

·         Beba 2 litros de água diariamente; 

·         Não pule suas refeições e coma de 3 em 3 horas;

·         Evite o consumo de embutidos e queijos amarelos;

·         Não consuma líquidos durante as refeições;

·         Faça pelo menos 30 minutos de exercícios físicos diariamente 

Entenda o método da pirâmide alimentar:
Cada parte da pirâmide representa um grupo de alimentos e o número de porções recomendadas diariamente. De acordo com o programa, na alimentação diária devemos incluir sempre todos os grupos recomendados para garantir os nutrientes que o nosso organismo necessita. Os alimentos que precisam ser consumidos numa quantidade maior ficam na base da pirâmide e os que precisam ser consumidos em menor quantidade ficam acima, no topo.

Na base encontramos os alimentos ricos em carboidratos como massas, pães, cereais e arroz. Por estarem no maior grupo, devem ser consumidos em maiores quantidades durante o dia. Em seguida, encontramos o grupo das frutas, verduras e legumes que fornecem vitaminas, minerais e fibras para o nosso corpo.

No terceiro nível da pirâmide, estão os alimentos de fontes de proteínas e minerais como carnes, leguminosas, leite e seus derivados. O topo estão os alimentos que devem ser consumidos com moderação, pois além de calóricos, podem levar a problemas de saúde, como doces, açúcares, óleos e gorduras.

Por, MARCOS POLIM

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