Saúde informa: Governo Federal suspende uso da vacina AstraZeneca para gestantes e puérperas

12.Mai.2021

Em atendimento a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o Programa Nacional de Imunizações interrompe temporariamente a vacinação de gestantes e puérperas com as vacinas COVID-19 AstraZeneca/Oxford.

Adicionalmente orienta-se a interrupção temporária da vacinação de gestantes e puérperas sem comorbidades.
A vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades deverá prosseguir com as demais vacinas COVID-19 em uso no país visto que o perfil risco/benefício da vacinação neste grupo é altamente favorável (Sinovac/Butantan e Pfizer).

Para vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades, a mulher deverá comprovar a condição de risco (comorbidade) por meio de exames ou relatório médico.

Em relação ao cumprimento do esquema vacinal para as gestantes que já foram vacinadas com a primeira dose, orientações detalhadas serão emitidas em nota técnica pelo Programa Nacional de Imunizações.

O município não possui em estoque vacina para aplicação da primeira dose da Sinovac/Butantan e Pfizer e aguarda o envio de mais doses por parte do governo do estado para dá prosseguimento a vacinação desse grupo.

12.Mai.2021