Prefeitura de Areia Branca comemora 54 anos de Emancipação Política com festa

24.Out.2017 , atualizado em 25.Out.2017

Xand Avião, Unha Pinatada e Avine Vinny são algumas das atrações que se apresentarão no dia 10 de novembro no Forródromo da cidade

No próximo dia 11 de novembro, Areia Branca, município distante 36 km de Aracaju comemora 54 anos de Emancipação Política. Para celebrar a data, a Prefeitura realizará no dia 10 de novembro uma grande festa no forródromo da cidade. Xand Avião, Avine Vinny, Unha Pintada e Alma Gêmea são as atrações do evento.

Segundo o prefeito de Areia Branca, Alan de Agripino, a festa de Emancipação Política vem sendo organizada há cerca de três meses. "Areia Branca irá completar 54 anos. É a terra de um povo alegre e que tem o maior São João do Estado de Sergipe. A cidade é muito lembrada não só por isso, mas também pelo Parque Nacional da Serra de Itabaiana, onde 70 por cento da reserva do Poço das Moças está localizada aqui no nosso município. Então só temos mesmo a comemorar com uma grande festa que vem sendo programada há cerca de três meses com o apoio do Ministério da Cultura e parceiros como o Deputado Federal André Moura", disse o prefeito Alan de Agripino.

História

O município situado na base da Serra de Itabaiana, recebeu este nome pela cor do solo da povoação. Parte de seu território foi doado pelo latifundiário José Ferreira Neto, que cedeu uma área de lagoa seca a pessoas carentes. A povoação, fundada por Juviniano Freire de Oliveira e Virgílio Rodrigues do Nascimento, teve início em frente a uma capela que mais tarde se transformaria na Igreja Matriz São João Batista, padroeiro de Areia Branca. Evoluiu a categoria de município de Areia Branca em 11 de novembro de 1963, pela lei estadual 1224, desmembrado de Riachuelo, Laranjeiras e Itabaiana.

Tradição dos festejos juninos

A cidade ficou conhecida nacionalmente com a realização dos festejos juninos na Década de 90. Grandes atrações do meio forrozeiro se apresentaram no espaço, garantindo ao município o título de "Capital Sergipana do Forró". O tamanho da pista de forró impressionou vários cantores, como Dominguinhos, que batizou o espaço como "Maracanã do Forró", título em referência ao Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, local que por muitos anos foi considerado o maior do mundo.

Agricultura

A receita gerada no município vem da agricultura, por meio da produção da mandioca, cana-de-açúcar, manga, maracujá, milho e coentro. A cidade se destaca na pecuária com a criação de bovinos, suínos e maures.

Parte do que é produzido na cidade é comercializado na feira livre que é realizada aos sábados na sede. A feira atrai gente de cidades circunvizinhas e turistas.

Turismo

A cidade se destaca ainda pelo turismo. O Parque Nacional da Serra de Itabaiana é uma unidade de conservação situada no município de Areia Branca e atrai a atenção da população local, estudantes, pesquisadores e turistas do mundo. O local abrange uma área de 7.998,99 hectáres, destas apenas 3,5% são regularizadas. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque resguarda a Mata Atlântica e Caatinga. Além disso, abriga 16 espécies de répteis, 24 anfíbios, 62 mamíferos e 123 aves.

Por Leonardo Dias

24.Out.2017 , atualizado em 25.Out.2017