Outubro Rosa: caminhão equipado com mamógrafo móvel chega ao município de Areia Branca

10.Out.2017 , atualizado em 17.Out.2017

Serão oferecidos mais de 170 exames gratuitos de mamografia a população

O município de Areia Branca recebe nesta quarta-feira, 11, e quinta-feira, 12, o caminhão itinerante “Amigos do Peito”. O caminhão oferecerá exames de mamografia por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a gestão municipal do prefeito Alan de Agripino, através da Secretaria Municipal de Saúde, com a ONG Amigos do Peito, com o objetivo de realizar 177 exames de mamografias gratuitos.

O caminhão equipado com mamógrafo vai percorrer vários pontos do município de Areia Branca, oferecendo o exame para as localidades que não contam com o serviço. A mamografia é essencial para diagnosticar o câncer de mama, uma das doenças que mais acomete as mulheres atualmente. De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o Segundo tipo de câncer mais frequente no mundo, é também o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano.

Segundo a enfermeira coordenadora da Atenção Básica, Sheila Cristina, o trabalho de mobilização para a ação teve início no começo do ano. “Esse é um trabalho que iniciamos no começo do ano, então a Secretaria de Saúde se organizou para trazer um mamógrafo para o município. Vamos está fazendo exames para mulheres com idade a partir de 50 anos, que é o que orienta o Ministério da Saúde, porém o secretário ele já posicionou para mulheres abaixo de 50, para encaminhá-las ao hospital de Barretos, em Lagarto para fazer também o acompanhamento posterior ao Outubro Rosa”, relata Sheila Cristina.

O atendimento a população será realizado a partir das 8 horas da manhã na Clínica de Saúde da Família Cristiano Oliveira, na sede do município. Serão oferecidas consultas médicas, exame clínico das mamas, teste rápido HIV e Sífilis, Aferição de PA e Glicemia, exame de mamografia, exames citopatológico, palestras, danças. Como dia 12 é comemorado o dia das crianças, uma programação especial dedicada a criançada foi preparada. Haverá brincadeiras, danças, escovação e aplicação de flúor.

O Secretário de Saúde do Município, Francisco José Sampaio (Foto: Marcos Polim)

Para o Secretário de Saúde do Município, Francisco José Sampaio, a divulgação ainda é a melhor forma de vencer doença. “A divulgação é importante em qualquer situação. E nós preocupados com o câncer de mulher que é um dos que mais matam no mundo, fizemos questão de abraçar esse evento, o Outubro Rosa e estaremos com o caminhão mamógrafo Amigos do Peito onde iremos fazer vários exames. Pela manhã estaremos na zona rural e durante a tarde estaremos na sede do município. Eu acho que estamos dando uma alavancada na saúde do município de Areia Branca. Uma vez diagnosticado, iremos seguir os tramites legais juntamente com o Estado. Então estaremos tomando todas as providências e encaminharemos a paciente para o tratamento”, conta.

Outubro Rosa

Iniciada na década de 90, o movimento conhecido como Outubro Rosa, surgiu para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Por Leonardo Dias

10.Out.2017 , atualizado em 17.Out.2017